Por Manoel Lopes
Sabemos que a Umbanda
por ser complexa e universalista possui em seu bojo muitos assuntos polêmicos. Entre
as várias questões conhecidas, acreditamos que existe uma que pode ser
considerada como principal. Esta é: a definição de quem é Umbandista. Parece
uma coisa simples, óbvio, mas não é.
Neste texto
vamos procurar estudar um pouco esta questão e desta forma provocarmos a
reflexão e o debate sobre esta questão primordial. Conforme já tivemos
oportunidade de escrever em vários textos publicados neste blog os Umbandistas
não conseguem aceitar as informações pesquisadas e divulgadas pelo IBGE sobre o
CENSO ou empresas de pesquisa como o DATAFOLHA.
Em todas estas
pesquisas o número de pessoas que se assumem como Umbandistas, sempre é
reduzido, atualmente algo em torno de 0,3% da população brasileira.
Os Umbandistas
então gritam aos quatro cantos que estas informações estão erradas, que o
número de Umbandistas no Brasil é de milhões de brasileiros, e para isso alguns
citam que os Terreiros estão lotados, cheios de pessoas na assistência, que
fazem filas na porta.
Alguns mais afoitos acusam estas instituições sérias, de
preconceito e perseguição contra os Umbandistas.
Outros se
lembram das festas de fim de ano, nas praias onde as pessoas se vestem de
branco, pulam as sete ondas, bebem muita champanhe, jogam flores ao mar, ao som
de muita música e shows pirotécnicos normalmente patrocinados pelo poder
público para atrair turistas. Aqui podemos
fazer algumas perguntas:
Será que todas
estas pessoas que vão à praia no final de ano são Umbandistas?
Será que todas as
pessoas que procuram um Terreiro de Umbanda são Umbandistas?
Será que pelo
simples fato de estarem na praia, vestidas de branco significa que são Umbandistas?
Será que pelo
fato de algumas pessoas serem médiuns, e incorporarem espíritos, são Umbandistas?
Quatro
questões simples, poderíamos fazer uma lista de perguntas semelhantes, mas
vamos parar nestas quatro. Para que possamos responder estas perguntas
precisamos em primeiro lugar definir o que é ser Umbandista. Podemos começar
nosso estudo com algumas possíveis definições de quem é o Umbandista.
UMBANDISTA É
QUEM SEGUE A UMBANDA
UMBANDISTA É
QUEM PRATICA A UMBANDA
UMBANDISTA É
QUEM FREQUENTA UM TERREIRO DE UMBANDA
UMBANDISTA É
QUEM É BATIZADO NA UMBANDA
UMBANDISTA É
QUEM ESTUDA A UMBANDA
UMBANDISTA É
QUEM INCORPORA CABOCLO E PRETO VELHO
Naturalmente
que pretendemos uma definição racional e lógica.
Neste momento
não irá atender nossas necessidades definições como:
Umbanda é paz
e amor, então Umbandista é quem prega paz e amor.
Umbanda é
caridade, então Umbandista é quem pratica caridade.
Umbanda é
manifestação do espírito para caridade, então Umbandista é quem incorpora
espírito para prática da caridade.
E outras
semelhantes que acabam não servindo para nada, devido a amplidão dos conceitos
apresentados na definição.
Naturalmente
que todos devem concordar que existe uma relação direta entre as palavras UMBANDISTA
e UMBANDA, podemos descartar da definição de UMBANDISTA quem é
Candomblecista, Católico, Espírita, Protestante, Judeu, Muçulmano, Hinduísta,
Ateu, etc…
É fato que o UMBANDISTA
deve estar relacionado diretamente com a UMBANDA, o que falta é encontrarmos o
elo entre estas duas palavras.
A definição UMBANDISTA
É QUEM SEGUE A UMBANDA é muito incompleta, pois é muito difícil nos dias atuais
uma doutrina Umbandista, que sirva de referência para ser seguida. Sabemos que
ainda não possuímos esta doutrina única e que define os limites, as leis da Umbanda,
portanto esta definição embora bem simples, deixa muito a desejar.
Outra
definição é UMBANDISTA É QUEM É BATIZADO NA UMBANDA, sabemos que várias
religiões se utilizam da prática do batismo para vincularem a pessoa aquela
religião, por exemplo, o catolicismo; mas na Umbanda devido a grande
diversidade de ritos e fundamentos existem muitas Casas que não se utilizam do
batismo. No Núcleo Mata Verde seguimos uma Umbanda iniciática, onde
existem graus de iniciação, mas não temos o batismo.
Também podemos
argumentar que existem pessoas que foram batizadas, por exemplo, no Catolicismo
ou no protestantismo e agora frequentam um Terreiro e foram batizadas na Umbanda,
será que estas pessoas deixaram de ser católicas?
Ou no caso
destas pessoas que foram batizadas na Umbanda e agora se afastaram para seguir
outra religião, por exemplo, catolicismo ou mesmo o Candomblé, estas pessoas
deixaram de ser Umbandistas?
Bastaria
simplesmente o fato de serem batizadas, mesmo que estejam seguindo outra
religião, para garantirem o status de serem Umbandista por toda a vida?
Particularmente
não acredito nisso, pois sabemos que existem muitas pessoas que passaram pelos
Terreiros de Umbanda e hoje batizados em outra religião se tornaram ferrenhos
inimigos da Umbanda. Na igreja universal encontramos muitos exemplos deste
caso.
Então somente
o fato de serem batizados não define a condição de Umbandista, ela deve ser
complementada por mais uma situação, ou seja, ela deve estar atuando em alguma
casa Umbandista.
Poderíamos
tentar melhorar esta definição escrevendo UMBANDISTA É QUEM É BATIZADO NA UMBANDA
E FREQUENTA UMA CASA DE UMBANDA, mas como mencionado acima já sabemos que nem
todos os Terreiros utilizam-se do batismo, então ainda não é uma definição
completa.
A outra
definição apresentada UMBANDISTA É QUEM ESTUDA A UMBANDA também me parece bem
superficial.
Recentemente
recebemos uma mensagem de uma pessoa que queria ser Umbandista sem frequentar
um Terreiro de Umbanda, queria somente reunir sua família e estudar a Umbanda
por alguns livros. O missivista me perguntava se poderia ser enquadrado como um
Umbandista.
Foi neste
momento que procurei refletir sobre este assunto, sabemos da existência de uma
vasta bibliografia Umbandista, muitas até conflitantes entre si, mas somente o
estudo bastaria? Particularmente acredito que não.
Para sermos Umbandistas,
na minha humilde opinião, não basta somente devorarmos livros. Penso que todos
os Pais e Mães devem concordar comigo, não se faz um filho de Umbanda sem
vivência templária, ou seja, sem viver o dia a dia de um Terreiro.
Com toda a
certeza, o estudo nos dias atuais é fundamental, mas somente estudos teóricos
não basta para ser um Umbandista.
Comentei ao
interessado que o estudo seria a porta de entrada na Umbanda, mas ainda não
seria suficiente para eles se considerarem Umbandistas.
A próxima
definição UMBANDISTA É QUEM INCORPORA CABOCLO E PRETO VELHO, e aí incluímos
qualquer outra entidade espiritual que se manifesta nos diversos Terreiros de Umbanda,
sejam ciganos, marinheiros, baianos, exus, etc…
O simples fato
de você ser médium e incorporar um espírito qualquer não faz de você um Umbandista.
Existem
centenas, talvez milhares de pessoas que se encontram nesta condição. Muitas
até contrariadas, irritadas por terem que trabalhar na Umbanda contra a sua
vontade.
São aquelas
que ficam pulando de casa em casa, ou se retiram e depois de anos quando a
situação “aperta” aparecem para somente darem passagem aos seus “guias” somente
para se descarregarem. Será que estes
são Umbandistas?
E aqueles que
estão nos centros espíritas, sabem que possuem um Preto Velho, um Caboclo e
devido as doutrina espírita não permitir dar “passagem” a estas entidades só
procuram a Umbanda nas necessidades.
Dizem-se
ESPÍRITAS ou KARDECISTAS.
Alguns até
chegam a afirmar que a Umbanda só tem pessoas ignorantes, mas quando a situação
aperta, vão correndo visitar uma casa de Umbanda para se “descarregarem”.
Será que estes
são UMBANDISTAS?
Desculpem
minha sinceridade, mas não considero que sejam Umbandistas.
Ainda não
podemos nos esquecer daquelas que colocam placas “TRAGO SEU AMOR EM 21 DIAS”,
Pai Fulano, incorpora preto velho tal, exu tal, pomba gira tal, Umbandista. Será
que este é Umbandista? Para mim somente um vigarista, aproveitador da miséria
humana, enganador e que não merece o respeito dos Umbandistas. Em minha opinião
um caso de polícia.
E aqueles que
deixaram a Umbanda para irem para o Candomblé e que continuam a se dizer Umbandista.
Os motivos para isso são muitos, mas não deixam de ser parecidos com todos
aqueles que deixaram a Umbanda e estão na Igreja Universal.
Conheci uma
mulher, que se dizia Umbandista, mas depois descobri que ela tinha ido para a
Nação “fazer a cabeça” segundo ela dizia, e que pediu para o Babá que não
queria mais incorporar nenhum guia de Umbanda, queria “fechar o corpo”, a única
exceção é que queria continuar incorporando sua Cigana e sua Pomba Gira, pois
gostava muito de ler as cartas e queria continuar com o amparo espiritual das
duas. Eu pergunto, seria esta mulher Umbandista?
Atualmente
temos algumas pessoas que deixaram a Umbanda e foram para a Nação. Não tenho
nada com isso, cada ser humano tem liberdade para seguir a religião que quiser,
mas continuar a dizer que é Umbandista somente porque “carrega” um Caboclo, Exu
ou Pomba Gira e tem que “cuidar” deles, para mim é uma afronta a religião de Umbanda.
Você, meu
irmão, foi um Umbandista, hoje você é seguidor do culto de Nação. Se tivesse
escolhido ir para a Igreja evangélica seria um evangélico, mas Umbandista com
certeza não é mais.
E aqueles que
“tocam” Umbanda em um dia e Candomblé em outro dia. Desculpem minha
sinceridade, isso é uma aberração, inadmissível. É a mesma situação de querer
ser, por exemplo, Evangélico e Católico, ou Judeu e Católico; na realidade quem
faz isso não é nem uma coisa nem outra. Em alguns casos são somente
oportunistas, que querem de alguma forma viver da religião, ou pessoas com
sérios problemas emocionais.
Todas as
religiões são boas, mas não é possível andar com os pés em duas canoas;
pertencer ao mesmo tempo a egrégoras diferentes, com fundamentos diferentes e
contraditórios. É como ser torcedor do Palmeiras e do Corinthians, ou pertencer
ao Partido Comunista e ao Partido Nazista.
Naturalmente
que estamos nos referindo aos dirigentes, aos Sacerdotes. Ou você é um
Sacerdote Umbandista ou um Sacerdote de Nação, saia logo de cima do muro e
defina um caminho em sua vida espiritual.
Deixamos por
último a definição UMBANDISTA É QUEM FREQUENTA UM TERREIRO DE UMBANDA. Aparentemente
parece ser a mais perfeita, mas o fato de frequentar um Terreiro não significa
que a pessoa é Umbandista. Vamos pensar um pouco sobre esta questão. Quem
frequenta um Terreiro de Umbanda?
Podemos dizer
que existem dois tipos de pessoas:
1) As que
frequentam na assistência, os visitantes.
2) Aquelas que
“vestem branco”, os filhos da casa, os membros da casa.
Acredito que
todos devem concordar que existe uma diferença enorme entre estes dois tipos de
frequentadores do Terreiro. Todos sabem que as portas de um Terreiro de Umbanda
estão abertas a todos os necessitados, mas sabemos que as pessoas que procuram
um Terreiro de Umbanda procuram a Umbanda com os mais diversos interesses. Muitos
buscam a Umbanda, como se estivessem buscando um comercio. Querem somente
soluções para seus problemas e na grande maioria são problemas de ordem
material.
Outros buscam
a Umbanda para soluções espirituais, depois de procurarem em sua religião e não
conseguirem resultados. Assim que conseguem alguma melhora regressam para sua
vida mesquinha.
Alguns negam
categoricamente que tenham buscado ajuda em uma casa de Umbanda. Estes possuem
muitas origens. Estamos cansados de receber Espíritas, Católicas, Evangélicos,
Budistas que chegam aos frangalhos em nossa casa, quando se equilibram, viram
as costas para a Umbanda e guardam em segredo que um dia pisaram dentro de um
Terreiro de Umbanda. A Ingratidão é muito grande na assistência dos Terreiros
de Umbanda.
Não podemos
nos esquecer dos materialistas e ateus que procuram a Umbanda somente porque
seus negócios não estão indo bem, querem somente “comprar” ajuda para ganharem
mais e pouco se importam com os princípios espirituais.
A outra parte
dos frequentadores do Terreiro são os filhos da casa. São os membros do
Terreiro, normalmente contribuem com alguma ajuda financeira para o Terreiro
possa funcionar, passaram pelos rituais internos da casa, frequentam
regularmente e assiduamente as reuniões, devem ter um comportamento exemplar
conforme os ensinamentos da casa.
Possuem funções dentro do ritual de Umbanda e podem ser médiuns de incorporação, Cambones, Ogãs ou outras denominações regionais. Na minha humilde opinião, estes são os VERDADEIROS e ÚNICOS Umbandistas.
Possuem funções dentro do ritual de Umbanda e podem ser médiuns de incorporação, Cambones, Ogãs ou outras denominações regionais. Na minha humilde opinião, estes são os VERDADEIROS e ÚNICOS Umbandistas.
Podemos então
agora buscar uma definição mais precisa para a pergunta proposta no início do
texto.
UMBANDISTA
É QUEM FREQUENTA UM TERREIRO DE UMBANDA E POSSUI FUNÇÕES DENTRO DO RITUAL.
Lembramos que
e expressão “TERREIRO” simboliza um “ESPAÇO SAGRADO” onde se realiza um
trabalho espiritual de Umbanda, que pode ser na mata, na praia, na garagem ou
em um imóvel dedicado a esta finalidade, independente da quantidade de pessoas
existentes no ritual com ou sem a presença da assistência.
Saravá!
São Vicente,
29/06/2013
Manoel
Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde
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