sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz Páscoa!


A origem desta comemoração remonta há muitos séculos atrás, transfromando-se em uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O termo “Páscoa” tem origem religiosa e vem do latim Pascae, embora na Grécia Antiga, também é encontrado como Paska, porém a sua origem mais remota seja entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, com significado de "passagem". 

Pesquisadores encontraram informações que levam a conclusão de que a festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos.

Na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim dos invernos rigorosos, que castigavam a Europa e o começo da primavera era de extrema importância, representando maiores oportunidades de sobrevivência, quanto a possibilidade da produção de alimentos.

Entre os judeus, a data assume um significado especial, pois marca o êxodo do Egito, de onde fugiram, liderados por Moises, após anos de aprisionamento, por volta de 1250 A.C. 

A narrativa da  história encontra-se no Velho Testamento, no livro Êxodo, relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho. Tradicionalmente, nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a fuga do Egito, quando não havia tempo para a fermentação do pão.  

Entre os cristãos, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo, quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao corpo, três dias após a sua crucificação. Antigamente o festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera. A semana anterior à Páscoa é considerada Semana Santa, iniciando no "Domingo de Ramos", que marca a entrada de Jesus em Jerusalém. O importante é que faz referência à última ceia de Jesus com os apóstolos, seguida da sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição.

A Páscoa para algumas tradições Umbandistas

Em muitos Terreiros de Umbanda dá-se o início das comemorações da Semana Santa na quarta-feira com o fim da quaresma, muito antes do cristianismo o povo africano já respeitava a quaresma, porém com um significado diferente dos fatos relacionados a vida de Jesus Cristo. Enquanto os cristãos celebram a morte e a ressurreição de Cristo, os africanos celebram o Lorogun, período em que os Orixás entram em guerra contra o mal, para trazer o pão de cada dia para seus filhos.

A guerra dos Orixás na quaresma

Na quarta-feira de cinzas os Orixás da casa devem ser vestidos e cada filho de santo oferece a eles suas comidas preferidas, os atabaques são recolhidos, depois de serem lavados com ervas, somente sendo acordados no "Sábado de Aleluia", sendo esta a forma de fortalecer os atabaques do terreiro. Os Orixás estão em guerra!

Lorogun – rituais da Umbanda na Semana Santa

Na noite de quinta para a Sexta-feira da Paixão, os seguidores da Umbanda devem se proteger, usando seus contra-eguns, pois nesse dia Iansã está em guerra e não pode conter os eguns que nos rodeiam.

Na Sexta-feira da Paixão, são oferecidos pratos a Oxalá, em busca de paz e prosperidade, tanto para o Terreiro, quanto para os seus filhos e fiéis. No Sábado de Aleluia, Ogum, guerreiro maior do panteão africano, faz a distribuição de pães, representando a vitória na guerra pela paz. É o fim da guerra dos Orixás.

A criação do mundo na Umbanda

Na Umbanda, a Semana Santa representa a criação do mundo, por este motivo, neste período seus seguidores devem vestir-se de branco, principalmente na Sexta-feira da Paixão, neste o dia, os Orixás descem do Orún (o mundo dos espíritos) para conhecerem a grande criação de Olorum. Durante a Semana Santa os fiéis Umbandistas devem alimentar-se com comidas brancas, como canjica, arroz, arroz doce, acaçás e pães. Devem evitar a ingestão de qualquer tipo de carne, assim como não devem ingerir bebidas alcoólicas, especialmente na Sexta-feira da Paixão.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à data comemorativa, porque representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

Serviço

A encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, mais conhecida como A Paixão de Cristo, faz parte das tradições da Semana Santa em várias cidades do país, em Curitiba serão oito encenações da Paixão de Cristo, realizadas em praças e espaços comunitários de sete bairros da capital.
Um dos espetáculos mais tradicionais é o do Grupo Lanteri, que encena “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” há 35 anos. Desde 1991, o espetáculo era realizado na Pedreira Paulo Leminski - agora, fechada para reformas. Por essa razão, a produção com cerca de 1.200 pessoas, entre atores e figurantes, será apresentada BioParque, no Uberaba. O ingresso será trocado por  um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a instituições assistenciais.

Os grupos de teatro foram selecionados por meio de edital da Fundação Cultural da capital paranaense e receberam apoio financeiro para as montagens, cuja proposta era valorizar tradições populares.

A Equipe Teatral Arte e Vida, um grupo amador com mais de 200 integrantes, irá se apresentar na Rua da Cidadania Bairro Novo. Já a Associação Cultural Êxodus, com 300 componentes, fará a encenação no bairro Abranches.  No Pinheirinho, o grupo de Jovens Mãe Maria, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e a comunidade do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração irão se apresentar.

O Grupo Lemuel, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, irá fazer a apresentação no São Braz. No bairro Santa Quitéria, o espetáculo será do Grupo JUC – Obras de Assistência Dom Orione. Já A Paixão de Cristo, no Xaxim, será encenada pelo Grupo de Teatro Amor em Cena, da Paróquia São Francisco de Assis.

Confira os locais e horários das encenações da Paixão de Cristo:

Uberaba
BioParque – Av. Senador Salgado Filho, 7.636, às 19h, apresentação de “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” pelo Grupo Lanteri. Ingresso: doação de um quilo de alimento não perecível. Contato com o grupo: (41) 3039-0617 e (41) 9935-8698.

Bairro Novo
Rua da Cidadania Bairro Novo – R. Tijucas do Sul, 1.700, às 20h, espetáculo da Equipe Teatral Arte e Vida. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 9615-2689

Abranches
Palco montado na Praça Acir Macedo Guimarães – R. Carmelina Cavassim, s/n, às 20h, espetáculo da Associação Cultural Êxodus. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3354-3475 e (41) 8802-2922

Pinheirinho
Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – R. João Malta de Albuquerque Maranhão, 341, às 18h, espetáculo do Grupo de Jovens Mãe Maria. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3154-1984 e (41) 9935-7050

Pinheirinho
Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração – R. Nicola Pellanda, 545, às 19h. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3349-4364 e (41) 9971-8060

Xaxim
Paróquia São Francisco de Assis – R. Francisco Derosso, 715, às 20h, espetáculo do Grupo de Teatro Amor em Cena. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3206-3783 e (41) 8835-2268

São Braz
Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho – R. Carmela Tosato, 11, às 20h, apresentação do Grupo Lemuel. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3072-1000 e (41) 8864-7690

Santa Quitéria
Estádio Maurício Fruet – R. Brasílio Ovídio da Costa, 1830, às 20h, apresentação do Grupo JUC – Obras de Assistência Social Dom Orione. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3345-6855 e (41) 8463-6332

Mensagem Final   

Há exatos dois mil e treze anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e humildade que a humanidade conheceria, trazendo uma proposta de vida que não foi entendida por muitos, até os nossos dias, assim diariamente condenamos este homem e o crucificamos, da mesma forma que os antigos romanos, ao ignorar os seus propósitos de viver num mundo melhor, mais justo, fraterno e igualitário.
Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a eliminar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações. Que a sua Páscoa seja também, uma ressurreição.

Devemos aproveitar a Páscoa para lembrar do triunfo do espiritual sobre o material, a ressurreição do espírito e a vida eterna!

Ressurreição da paz, do amor, da fraternidade, da alegria de viver...

Ressurreição da amizade, da igualdade, da justiça e do desejo de ser feliz...

Ressurreição dos sonhos, das memórias, das lembranças e, principalmente, da verdade que está acima dos ovos de chocolate e dos coelhinhos:

Que sua Semana Santa seja cheia de paz, amor e tranquilidade e que Oxalá, o Orixá maior da Umbanda, traga as suas bençãos para você, para a sua vida e para toda sua família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário