segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mensagem de Final de Ano


Chegamos ao final de 2012, contabilizando mais algumas vitórias para a Umbanda, que nesse ano completou o seu 104° aniversário, e como presente maior, teve oficializado nacionalmente o seu dia, consagrando á Umbanda e aos Umbandistas o dia 15 de novembro, como já acontecia no estado do Paraná e em Curitiba.

Já no começo do ano, adquirimos a Chácara da FUEP, localizada no município de Campo Largo, na localidade de Vargedo, a menos de 1 hora do centro de Curitiba, onde pretendemos estabelecer um local para os trabalhos de mata e o Santuário Umbandista do Paraná.

No primeiro semestre, realizamos o II Seminário de Cidadania Umbandista, trazendo como convidado o Pai Ronaldo Linares que nos brindou com uma bela palestra, que nos transportou aos tempos em que privou da amizade com Zélio de Morais e sua filhas carnais Zélia e Zilméia.

Logo tivemos uma representação dobrada do nosso estado no 8° Prêmio Atabaque de Ouro, as Curimbas da ASSEMA, como vencedora do 2° Festival e do Terreiro Tio Antonio, vencedor do 7° Prêmio.

No dia 11 de novembro, realizamos o 3° Festival Paranaense de Curimbas, novamente no Guairão, que recebeu um público próximo a 3.000 Umbandistas, em que a Curimba do TUFOY - Tenda de Umbanda Filhos de Oxalá e Yemanjá, de Fazenda Rio Grande, conquistou o direito de representar os Umbandistas do Paraná no 9° Atabaque de Ouro a realizar-se em 2013, com a cantiga "Maria Padilha na magia e no amor", de autoria do Pai Edson Verbaneck, brilhantemente interpretada por Ivete Correa.

Ainda durante o 3° Festival entregamos pela primeira vez o "Prêmio Fernando Macedo Guimarães", homenagem ás pessoas que prestam notórias contribuições á Umbanda, como foi o caso do Pai Fernando, que batiza o prêmio, entregue ao Pai Juliano Ferraz Prestes, de Palmas, Paraná, que realiza um trabalho notável de aproximação com os terreiros da região.

Em 2012 lançamos a campanha de associação "Sou Umbandista de Carteirinha", com o mote de associar as pessoas que acreditam na idéia de que "juntos somos mais fortes e podemos mais". Assim devemos continuar em 2013 a campanha, que visa a estruturação e fortalecimento social da FUEP, com um calendário de visitas já na volta das atividades dos Templos em 2013, com o objetivo de estabelecer uma aproximação de mão dupla, dos Templos para a FUEP e vice-versa, além de realizar a associação levaremos camisetas da FUEP e o DVD do 3° Festival Paranaense de Curimbas.

Ainda em 2013 reavivaremos o projeto de criar o Museu da Umbanda no Paraná, para tanto, precisamos atingir o superávit financeiro, possibilitando a compra ou locação de imóvel, embora exista também a possibilidade de cessão do poder público municipal.
Outro projeto que estará na ordem do dia é a obtenção da utilidade pública federal, que nos habilitará a receber doações que poderão ser compensadas no Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas, além de abrir as portas para outros aportes de recursos. tais como a realização de bazares com produtos apreendidos pela Receita Federal.

Por último, informamos que no ano que vem, com data prevista para 28/04/2013, realizaremos eleições gerais da FUEP, elegendo nova Direção Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal, e para votar ou ser votado os associados deverão estar quites com a anuidade 2012/2013 até o dia 23/01/2013.

Dessa forma chamamos todos os umbandistas e simpatizantes a encarar junto conosco essa grandiosa tarefa.

A nossa unidade é a nossa força.

Que Oxalá proporcione a todos um Feliz Natal e um excelente Novo Ano repleto de conquistas e realizações.

Axé


*Paulo Tharcicio Motta Vieira – Paulão, é o atual diretor-presidente da direção-executiva da FUEP – Federação Umbandista do Estado do Paraná e membro da corrente mediúnica do Terreiro de Umbanda Tio Antonio de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário