sábado, 29 de setembro de 2012

A importância do voto


Por Paulo Tharcicio Motta Vieira(*)

Invariavelmente, muitos de nós não lembram para quem foi dado o voto para vereador nas últimas eleições. Esse comportamento descompromissado, que visa somente cumprir a obrigatoriedade legal, acarreta na ausência de controle do parlamentar eleito, uma vez que muito menos ele, sabe quem efetivamente o elegeu. Desta forma, criamos um ciclo vicioso que atrela o total descompromisso do eleitor ao descompromisso total do vereador eleito.

No meu modo de ver, a origem disso está em três aspectos bem marcantes:
- uma certa aversão que as pessoas têm ao jogo político, o que cria uma aversão aos políticos e às instituições, mesmo sabendo que é através deles que, pela via democrática - e democracia pressupõe um aprendizado contínuo -, vamos conseguir realizar as mudanças necessárias.
 - o individualismo que se apossou das pessoas, patrocinado pelo pensamento hegemônico do neoliberalismo, o que a rigor nos volta para o próprio umbigo, nos impedindo de ver claramente a causa das desigualdades sociais.
- a ilusão criada pelo marketing eleitoral, que transforma os candidatos em produtos a serem consumidos e deixa em segundo plano a mensagem ideológica, que em última instância deveria ser o elemento principal de decisão do voto.

Assim, acredito que precisamos refletir bastante com relação às eleições deste ano, é importante lembrar que o menor detalhe da nossa vida representa o exercício da cidadania que desfrutamos e é o resultado das escolhas de nossos representantes.

Somente na política que serve à maioria, vão ser reduzidas as injustiças sociais, o desemprego, a violência urbana e a miséria, uma vez que tudo isso é gerado pela política que serve à minoria mais abastada da população, as ditas elites.

A força do nosso voto pode alterar a tão injusta realidade que vivemos, ao eleger homens e mulheres imbuídos 
de uma visão humanista e universalista, que efetivamente podem fazer a diferença.

Por isso não nos deixemos iludir por impressões superficiais, vamos debater com os nossos colegas de trabalho e familiares, refletir bastante para ter a clareza do projeto político que alimenta os nossos sonhos, lembrando sempre que a indiferença ou a não participação efetiva farão com que outros escolham por nós, e podem ser eleitos candidatos que não representem esse nosso desejo.

É importante também refletir sobre a importância do voto municipal, pois é nas cidades que se estabelece o conflito direto entre as demandas da população e os seus representantes, assim a eleição de um prefeito progressista e de uma bancada de vereadores que possa lhe dar sustentação, é essencial para que consigamos avançar sobre as mazelas que afligem quase a totalidade do povo nas grandes cidades.

Por último, lembremos que o nosso voto é que pode determinar a ampliação dos espaços democráticos e da participação popular e o fortalecimento da tão recente democracia brasileira e principalmente do controle da sociedade sobre o poder público, somente assim será permitido nos orgulharmos do futuro que deixaremos para aqueles que vierem depois de nós.

(*) Paulo Tharcicio Motta Vieira - Paulão, é presidente da Diretoria Executiva da FUEP, Gestão 2009/2013 


Nenhum comentário:

Postar um comentário