domingo, 1 de abril de 2012

Agora sim: 15 de Novembro DIA NACIONAL DA UMBANDA

Agora sim:  15 de Novembro DIA NACIONAL DA UMBANDA‏

*por Sandra Santos

 

A  Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do Senado Federal instituiu no dia 20/03/2012, o dia 15 de Novembro como DIA NACIONAL DA UMBANDA, através do Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010.
Em 03/08/2005, o então deputado federal Carlos Santana (PT/RJ), apresentou a ementa, que tramitou por várias comissões, foi arquivada, desarquivada, sendo enviada em dezembro de 2010 ao Senado Federal, e agora aprovada na Comissão, que teve o senador Roberto Requião como Presidente, e a senadora Ana Rita como Relatora, que escreveu em sua análise:   

- “A umbanda,  religião nascida no Brasil, apresenta expressiva difusão no seio de nossa população. A adesão a esse culto eminentemente sincrético não se incompatibiliza, inclusive, com a filiação a cultos mais tradicionais, tais como o catolicismo e o espiritismo kardecista... A umbanda expressa vivamente seu caráter nacional, juntamente com suas raízes africanas, nas manifestações culturais, que incorporam a música e a dança... Após décadas em que sofreu perseguição policial, juntamente com outros cultos afro-brasileiros, a umbanda conquistou e consolidou seu espaço na sociedade nacional, revelado publicamente, entre outras ocasiões, nas festas de ano novo... É certo que, por sua dimensão religiosa e por seu significado cultural, a umbanda faz jus ao reconhecimento oficial do Estado brasileiro, consagrado na instituição de uma data nacional para sua comemoração”.

Um evento desse porte, importantíssimo para a comunidade umbandista, não pode deixar de mencionar nomes, e por este motivo, gostaria de registrar minha gratidão e agradecimentos especiais, ao ex-deputado Carlos Santana (RJ), que aceitou e apresentou esse Projeto. Ao amigo, irmão e deputado federal Vicentinho do PT (SP), que desde o primeiro momento abraçou a causa dessa comunidade. Ao seu chefe de gabinete Paulo César, pelo empenho e correria durante a última semana. Aos companheiros Cássio Ribeiro e Josa Queiroz, presidente e vice da FUCABRAD, pelas inúmeras reuniões e idas à Brasília. Ao Pai Rubens Saraceni do Colégio de Umbanda Sagrada e ao Pai Milton Alves, presidente do SINAFRO, pelas inúmeras conversas e aprendizados. Aos presidentes de Federações co-irmãs de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, entre outros, pela luta diária, árdua e constante na preservação da Sagrada Umbanda, e ainda pessoas como os irmãos Etiene Sales, Fátima Damas, Marcelo Fritz (RJ), Paulo Tharcicio  (PR), e do jovem Michael Felix (DF), que representam tantas vozes, tanto trabalho por esse Brasil à fora, e queescrevem um pedaço dessa religião, diariamente.     

Enfim, esse Projeto de Lei é também um reconhecimento ao trabalho sério de todos os umbandistas, que levam ao mundo inteiro, com amor e muita dignidade essa Bandeira de Oxalá. É dedicado a todos os nossos Decanos, como os Pais Ronaldo Linares, Jamil Rachid e Pedro Miranda, histórias vivas da Umbanda paulista e carioca. Aos umbandistas que já partiram e principalmente aos que virão.

Salve o  médium  Zélio  Fernandino  de  Moraes, Saravá Caboclo das Sete Encruzilhadas !!!


“Um sonho que se sonha só, é só um sonho, um sonho que se sonha junto, é realidade” (Paulo Freire)

Sandra Santos
Presidente da AUEESP

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na mesma data, também foram aprovadas as seguintes datas:

PL153/10, que institui o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni;

PL204/09, que cria o Dia Nacional dos Direitos Humanos;

PL233/09, que cria o Dia Nacional da Educação Ambiental;

PL276/09, que estabelece o Dia Nacional de Valorização da Família.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário