terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Curimba da ASSEMA é a vencedora do 2° Festival Paranaense de Curimbas

A Curimba da ASSEMA, de Curitiba, foi classificada para representar o PR no 8° Prêmio Atabaque de Ouro, que acontecerá em 2012 no RJ, tendo sido considerada a melhor cantiga do 2° Festival Paranaense de Curimbas. "Oxalá Criador dos Caminhos", composta e interpretada brilhantemente por Lucas de Xangô, ainda levou o troféu de melhor intérprete.
Numa tarde de magia e encanto, 7 Curimbas de Terreiros de Curitiba e Região Metropolitana, 1 de Santa Catarina e 2 do RS, apresentaram as suas cantigas, transformando o Guairão numa fonte de energia contagiante, com a benção dos Orixás.
Segundo o presidente do corpo de jurados, Pai André de Xangô, foi visível o desenvolvimento geral das apresentações, com performances maravilhosas.
As torcidas pelos concorrentes deram o show a parte, e o troféu de melhor torcida foi disputado palmo a palmo pelos integrantes dos Templo Umbandista Reino de Oxalá e Mãe Maria - TUROMM e Terreiro de Umbanda Guerreiros de Oxalá, que acabou recebendo o troféu, entregue pelo representante da Secretaria de Estado da Cultura, Senhor Rodrigo Fornos.
Na coreografia, também numa disputa muito apertada, conquistaram os troféus, Templo Umbandista Reino de Oxalá e Mãe Maria - TUROMM, seguido de perto pela ASSEMA e pelo Centro Espírita Caboclo Tupinambá.
Na premiação das Curimbas, também por diferença pequena, inverteram-se as posições, ficando a ASSEMA em primeiro, seguida por TUROMM e Guerreiros de Oxalá.
O troféu de melhor intérprete, foi conquistado por Lucas de Xangô, representando a ASSEMA, ficando em 2° e 3° lugares respectivamente Maykon Kopp, representando o TUROMM e Pedro Manoel Pereira da Silva e Celso Rogério Klammer, do Caboclo Tupinambá.    
Quem não foi, perdeu um espetáculo maravilhoso, o Guairão recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas, que fizeram estremecer as suas estruturas com a sua presença alegre e festiva, a cada apresentação. 
Assim gostariamos de registrar aqui o nosso maior muito obrigado a todos vocês que fazem a história da Umbanda, preservando as suas tradições e ajudando a transformá-la na árvore frondosa que espalhou suas raízes pelo Brasil inteiro, conforme profetizou o Caboclo da 7 Encruzilhadas, após somente 103 anos, desde a sua primeira manifestação.
É importante registrar um agradecimento especial á Curimbas dos Terreiros que se inscreveram para o 2° Festival, e os seu dirigentes, que não só abrilhantaram o evento, mas sem os quais não haveria festival:
Terreiro de Umbanda, Pesquisa e Iniciação Zimba do Congo, de São Leopoldo, RS - Mãe Águida;
Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita, de Mafra, SC - Sandra Maria Grossl e Neusa Gonçalves da Silva;
Terreiro de Umbanda Luz Divina, de Curitiba - Pai Volney;
Terreiro de Umbanda Guerreiros de Oxalá, de Curitiba - Pai Jaci;
Centro Espírita Caboclo Tupinambá, de Curitiba - Pai Bruno
Terreiro de Umbanda Ogum das Águas, de Colombo, PR - Pai Paulo
Comunidade Umbandista Filhos de Fé, de Curitiba - Mãe Andressa
ASSEMA, de Curitiba - Pai Marco
Templo Umbandista Reino de Oxalá e Mãe Maria - TUROMM, de Curitiba - Pai Hilário
Templo de Umbanda Sereia 7 Ondas, de Montenegro, RS - Mãe Nazinha.

Temos agradecer também a Curimba do Terreiro Tio Antonio de Curitiba, do Pai André, que como campeã do I Festival, não pode concorrer e fez a abertura do 2° Festival.

Mais que agradecer, temos que render nossa homenagem ao Grupo Os Encantados, parceiros de sempre da FUEP, e ao excelente grupo de intérpretes que forma o Coral Abraça Umbanda do RJ, criado e coordenado por Guaraci Coutinho, que tem entre os seus integrantes, alguns dos maiores cantores e cantoras de cantigas de Umbanda do Brasil, dentre os quais não podemos deixar de citar, os maravilhosos, Afonso de Xangô, José Carlos de Oxóssi, Mano Lopes e o rei da voz da Umbanda, Tião Casemiro.

Saravá Umbanda! Umbanda Saravá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário