quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sou Umbandista!

Começou no dia primeiro deste mês a coleta de dados para o Censo 2010.
Muitos não entendem qual a importância do Censo e veem esta coleta de dados como algo chato, demorado, que vai tomar tempo e que não tem muita importância portanto pode ser respondido de qualquer jeito. Pois saibam que é totalmente o contrário! A coleta pode até tomar um pouco do nosso tempo, mas devemos lembrar que é através das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.
É a partir da estatística levantada através deste Censo que nosso governo tomará decisões em relação à saúde, educação, transporte, habitação para os próximos 10 anos.
Para facilitar a vida daqueles que não têm muito tempo, este ano o questionário do Censo poderá ser respondido até pela internet. Esta opção poderá ser solicitada no momento da visita do recenseador que entregará uma carta lacrada contendo as instruções para acessar o questionário num site específico, incluindo um código de acesso, que é único para cada domicílio, e as senhas de segurança.
É importantíssimo que o questionário seja respondido de forma totalmente verdadeira, sem aumentar, diminuir ou ter medo de que os dados fornecidos possam, de alguma forma, gerar reações negativas para aquela família ou aquela pessoa. Muitos ainda acreditam que sofrerão algum tipo de discriminação se, ao responderem o questionário do Censo, declararem sua verdadeira religião. O que essas pessoas não sabem é que todas as respostas fornecidas ao Censo são absolutamente confidenciais e serão utilizadas somente para compor o estudo e as estatísticas do nosso país.
O importante é que neste Censo haverá um grande esforço para conhecer as religiões ou cultos seguidos pela sociedade e saber como eles se distribuem no território nacional.
Para Luiz Antônio Pinto de Oliveira, coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, a religião é uma importante referência cultural por se tratar de uma crença que é professada por milhões de pessoas: “historicamente é um assunto importante na vida cultural, familiar e espiritual de um povo”. Segundo ele, saber qual religião determinado grupo segue é uma forma de avaliar como esse mesmo grupo enxerga o mundo e qual estilo de vida adota.
Por isso mesmo o questionário do Censo foi modificado e, sobre o tema religião, o entrevistado responderá a uma única pergunta aberta: “Qual a sua religião ou culto?”. Não há mais alternativas para serem escolhidas e todos deverão responder a essa pergunta verbalizando o nome de sua religião ou culto. O recenseador vai anotar exatamente a denominação religiosa citada pelo entrevistado.
Isso é muito bom e é a nossa chance de incluir a Umbanda nas estatísticas e nos projetos deste país.
É a nossa chance de mostrarmos o quanto somos fortes, o quanto somos grandes e quanto orgulho sentimos por sermos umbandistas.
Não podemos perder essa oportunidade de mostrar nossa cara, nossa presença e nossa postura como religiosos que amam sua religião, a Umbanda.
Vamos fazer diferente e fazer a diferença dessa vez!
Quando perguntarem qual sua religião, responda:
SOU UMBANDISTA!
Aproveitem esta matéria, esta energia e levem a ideia para os seus terreiros. Falem com os irmãos, pais, filhos espirituais e com a assistência de suas casas, que também busca conforto, paz, e alívio para as dores na Umbanda, recebendo dela tantas bençãos. Unidos e convictos de nossas responsabilidades faremos uma Umbanda forte, presente e bem vista pela sociedade.
Axé e uma semana de muito amor à Umbanda para todos !!
Escrito por Mãe Mônica Caraccio
Retirado do site: http://www.minhaumbanda.com. br/

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho
    Visite-nos em www.mundoaruanda.com
    Em nosso portal vc terá: artigos,notícias, vídeos, chat
    (muitas pessoas têm tirado dúvidas lá, além de bater um papo agradável)
    e música. Sim, música! A nossa rádio "Ao Som dos Orixás", toca 24 hs por
    dia, sem parar.
    Venha nos visitar e confira!Deixe um recadinho em nosso mural!Divulgue para os teus amigos, pode ser???
    Eu poderia postar artigos do seu site no Mundo Aruanda, dando, claro, os devidos créditos a vc e incluindo seu site?
    Abraço fraterno

    Mara

    mara@mundoaruanda.com
    www.mundoaruanda.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez pelo blog. Você gostaria de ver o seu endereço como http://mundoaruanda.com/seublog ? Fale conosco, estamos criando direcionamentos! Além de adicionar o seu endereço na nossa lista de endereços no portal.

    Não perca tempo!! Mande o endereço atual do seu blog e qual o nome que você gostaria.

    ResponderExcluir