segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabéns TESE - 30 anos

O Templo Espirita Sol e Esperança completou no último dia 17/ 01 30 anos de fundação.

A FUEP saúda a Mãe Magali e o Sr. Eduardo pela passagem do 30º aniversário, do Templo, homenageando na figura dêles todos os médiuns, simpatizantes a amigos do Templo, desejando que essa data, que demonstra sem a menor dúvida a correção dos seus dirigentes e a fundamentação astral do Templo, se repita por muitos e muito anos, ajudando a desmistificar e a dignificar a nossa querida Umbanda.

Saravá a Umbanda.
Saravá o Templo Espírita Sol e Esperança.
Saravá o Cabolco Guaracy.
Saravá o Pai Sebastião.


Abaixo reproduzimos o texto que foi lido no sábado (23/01/2010), dia da abertura dos trabalhos do ano.

"Reiniciamos hoje a nossa caminhada no âmbito religioso, imbuídos ainda daqueles sentimentos de Paz, Amor e Harmonia que o Natal nos inspirou.

Que o nosso Pai Oxalá nos ajude a conservar intactos esses sentimentos no decorrer do ano, para que possamos ser os legítimos instrumentos de Sua vontade.

Além da alegria do reencontro com os nossos Irmãos de Fé, tanto da corrente como da assistência, temos um motivo muito especial para comemorarmos nesta noite.

Vamos então voltar no tempo, ali pelos anos 70, para entender o que estamos querendo dizer.

Tendo manifestado os primeiros sintomas da sua mediunidade, a Sra. Magali teve que procurar ajuda, numa época em que havia pouca informação, muito misticismo e algum receio da repressão policial que ainda ecoava nos Terreiros de Umbanda.

Foram tempos difíceis, mas, esse casal nunca esmoreceu. Mais adiante, no dia 17 de Janeiro de 1980, nascia oficialmente o TEMPLO ESPIRITUALISTA SOL E ESPERANÇA – sigla TESE – pela vontade da Sra. Magali e com o apoio do seu marido, Sr. Eduardo. Certamente tudo isso já estava escrito no Astral para explicar tanta coragem e determinação.

E, muitos já devem ter-se perguntado, porque esse nome, Sol e Esperança ?
A resposta é simples. A primeira entidade que a Sra. Magali começou a receber, foi o Caboclo Guaracy. Na língua Tupi-Guarani, Guaracy quer dizer: Sol. Depois começou a vir o Preto Velho, Pai Sebastião que desde logo passou a ser muito procurado pela assistência, todos com Esperança de solução para os seus problemas.
Nesse nome, portanto, estão simbolizados o Caboclo Guaracy e o Preto Velho Pai Sebastião.

Contudo, até o ano de 2006, o nome do nosso Templo era pouco lembrado. Estávamos até então sob o abrigo do Templo Espiritualista Anita Zippin, no Bairro Batel, que na madrugada de 13 de Agôsto de 2006 foi consumido pelas chamas. No primeiro momento, foi um baque para todos nós que ficamos totalmente desnorteados. Mas, graças ao alento do Mundo Espiritual e o apoio de nossos Irmãos, conseguimos encontrar um novo caminho.

Compreendemos agora que o TEMPLO ESPIRITUALISTA SOL E ESPERANÇA – TESE – tem ainda uma grande missão a cumprir e porisso foi preservado para a posteridade , pelos nossos Orixás.

SALVE OS 30 ANOS DO TESE !!!"

3 comentários:

  1. Olá, sou mago e espiritualista, meu nome é mago Bhramixy, e pretendo colocar um oráculo mistico na cidade de Guaíra - Parana, em janeiro próximo, e tenho pretenções de me filiar à esta federação, e como devo fazer para me filiar ? por favor,me ajudem voces do Templo Espirita Sol E Esperança, meu email para contatos é : bhramixy.mistico@gmail.com - aguardo respostas mui breve de vocês

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, meu nome é Francisco.
    Sou Umbandista, moro em Guaira a poucos meses e gostaria de saber o endereço ou qualquer outro contato com o Templo Espirita Sol e Esperança da cidade de Guaira no Parana.
    Meu contato é: rochinsk@hotmail.com
    Aguardo
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Francisco
    Esse Templo Espírita Sol e Esperança que citamos fica em Curitiba, é o templo tocado pela Mãe Magali e pelo Sr. Eduardo.
    De Guaíra eu não tenho o endereço, mas vou tentar pesquisar para você.

    ResponderExcluir