terça-feira, 1 de setembro de 2009

Curso de Extensão em Teologia Umbandista

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista está realizando um Curso de Extensão em Teologia Umbandista em seis estados brasileiros: MG, ES, RJ, PR, SC e RS.

No Paraná, as aulas acontecerão no Terreiro da Vó Cambinda, da Mãe Rosângela e toda a organização e a programação foram estabelecidas pela FTU, com a devida autorização do MEC, e por isso haverá a emissão de certificados aos participantes.

O início das aulas será no dia 12/set (sábado). Serão dez sábados, das 15h às 16h30min e o conteúdo das aulas está apresentado abaixo.

A data limite para as inscrições é no dia 09/set e deverão ser feitas com Thomé, através do e-mail tsabbagneto@yahoo.com.br ou Katia pelos telefones 41 3353-7057 e 41 8408-7389, para o preenchimento do formulário de inscrição, pagamento da primeira parcela, e entrega de uma fotografia 3x4.

Quanto ao investimento, é de R$ 270,00, parcelados em 3 X R$ 90,00, para os quais solicitamos a verificação da possibilidade de um parcelamento maior para os associados da FUEP, o que vai ser verificado junto à FTU em SP.

Programação das Aulas:

Aula 1(presencial): apresentação do curso, história geral da Umbanda, mecanismos da formação da identidade Umbandista, o papel da FTU - Faculdade de Teologia Umbandista

Aula 2: Universo religioso brasileiro: a Umbanda e as religiões brasileiras. Aproximações sincréticas e as transformações ao longo do tempo.

Aula 3: a Vertente-Una do Sagrado, Orixá e a Iniciação na Umbanda, as Entidades de Umbanda (Ancestrais Ilustres) e mecanismos da Mediunidade.

Aula 4: os caminhos do Destino: o que é Karma e como o Destino é construído. Ori e Bara: duplos físicos do espírito e do corpo. A conexão com os Orixás. O reencontro com o Sagrado.

Aula 5: Ritos, mitos e liturgia de Umbanda. As etapas da Gira de Umbanda. A preparação que antecede ao rito. A realização da conexão com o mundo espiritual. Hierofania, Teofania, Epifania.

Aula 6: As forças sutis da natureza. Os espíritos elementares. A roda da vida. Axé e elementos portadores de axé. Magia e a movimentaçào das forças invisíveis.

Aula 7: Os suportes materiais das práticas espirituais. Guias, talismãs, ilekês. Ritos de consagração e vinculação com as correntes espirituais de Umbanda. Elementos e Instrumentos ritualísticos. Conexão mediada e imediata com o Sagrado. O papel da música, do canto e da dança.

Aula 8: a pluralidade de cultos dentro da Umbanda. O conceito de escolas umbandistas. Diálogo intra-religioso e inter-religioso. Cultura de Paz. Convivência pacífica. A ética nas relações entre pessoas e templos umbandistas.

Aula 9: Umbanda e Sociedade. Sociologia e política. Axiologia Umbandista. Verdade e Realidade na perspectiva Umbandista

Aula 10: A Umbanda como um caminho gradual de realização espiritual. O contato com os mentores espirituais. Responsabilidade mediúnica. Métodos para fortalecer a conexão mediúnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário