quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Casamento Homoafetivo na Umbanda, fazer ou não

Reproduzimos abaixo alguns comentários recebidos acerca do tema relativo a "Casamento Homoafetivo na Umbanda, dazer ou não?"

Caro Paulo, Saravá!

Sempre recebo vossos e-mails e leio com atenção, é uma satisfação ver o progresso que está acontecendo com a Umbanda no Paraná, e mais particularmente em Curitiba.
Porém, este e-mail me exigiu uma atenção maior, devido o assunto anunciar um instigante tema.
Quero parabenizá-lo pelo texto, é preciso coragem para levantar o tapete e tirar de lá as velhas poeiras que nos incomodavam por não saber o que fazer com elas, ai preferimos então "guardá-las" onde ninguém pudesse ver.
Precisamos mesmo trazer este tema para debate, mais do que isso, precisamos enfim nos posicionar sobre esta questão.
As leis regimentais de nosso país permite o casamento apenas de heterosexuais, mas aqui estamos falando de outras leis, estamos falando da lei da Umbanda, que é indiscriminatória em todos os sentidos, e não poderia ser diferente neste.
As leis de nosso país foram feitas por homens, e todos os homens possuem suas posturas culturais.
As posturas culturais da sociedade de nosso país, que graças a Oxalá tende a mudar com o processo de organização da sociedade cívil, discriminam todos aqueles que, como você bem disse, estão fora de um padrão estabelecido. Ou seja, precisamos ser brancos, católicos, heterosexuais, sem nenhuma deficiência física ou mental.
E ainda assim se quisermos mesmo ser respeitados, é melhor que além de tudo isso sejamos homens, magros e no minímo da classe média.
Ou rompemos de vez com esse "tabu", ou estaremos sendo coniventes com a intolerância. Haja visto que a maior influenciadora das leis de nosso país, até hoje, mesmo sendo um país supostamente laico, é a igreja católica (temos a Concordata que mais uma vez nos prova isso).
Esta mesma igreja que dizia que os negros não tinham alma, e assim permitia, em troca de poder e riqueza, o Holocausto brasileiro, o processo escravatório, nos diz que homosexualidade é doença ou perversão. Nos diz que não devemos usar camisinha e nem aticoncepcional.
Quais são os planos por trás disto? Seja lá qual for eu não apoio.

Parabéns meu irmão, que os Orixás estejam contigo.

Axé,

Ricardo Barreira
www.ricardobarreira.com
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Condenar o homossexualismo seria condenar a própria natureza humana. Ninguém opta por ser homossexual ou heterossexual. Essa condição é inerente ao ser-humano que a possui.
Quanto ao casamento eu acredito que a Umbanda deva realizar sim, pois como universalista que somos, não nos cabe negar a benção de nossos Orixás a quem quer que seja.
Eu mesmo sou casado na Umbanda, numa cerimônia linda e abençoada, com outro homem. Já fomos padrinhos também, em outra cidade, de uma união entre duas mulheres.
Há, também é necessário trocarmos o termo CASAMENTO HOMOSSEXUAL POR CASAMENTO HOMOAFETIVO, pois o que move a união é o amor, a afetividade e não o sexo.
Saravá.

Portais de Luz
umbandaesoterica@yahoo.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá Paulo e irmãos de FÉ!!
Como líder do Centro Caboco Arruda Flores de Yemanjá prego o AMOR como um fundamento indispensável ao ser que está em desenvolvimento aqui no plano terra. Seguindo este pensamento não temos nada contra a este casamento e se um dia procurados iremos conhecer aos postulantes, certificarmos de que são umbandistas praticantes e que seguem efetivamente aos fundamentos da UMBANDA que como Conselheiro Vitalício da FUEP divulgamos, defendemos e praticamos em nossas respectivas casas. Acabamos de ver negado a estes casais a possibilidade efetiva de adoção, pois o Presidente LULA assinou recentemente a nova lei de adoção e aos casais homossexuais foi negado este direito, um retrocesso em relação a lei anterior . Vamos acredito, conversar a nível de Conselho qual será a posição da FUEP.A minha visão pessoal é clara e não tenho nenhum preconceito quanto a pessoas que tenham esta opção de vida. Claro está que os valores de Caráter, Fé, AMOR, Ética e principalmente de "AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO" são os norteadores para realizar ou não um casameno na minha casa, independente da opção sexual dos noivos.
Um SARAVÁ Fraterno a todos

Edward James Harrison - JIMMY
edwardjamesharrison@yahoo.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha opiniao,o casamento de homossexuais devem sim ser
realizados na Umbanda.
A opção sexual de cada individuo deve ser respeitada.
Afinal na Umbanda não se prega racismo e nem tão pouco preconceito.
Saravá irmão.
Isabel Cristine Garcia Alves
cristinega@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------------------------

como todas as religiões pregam e a umbanda tbm que ñ devemos julgar nem condenar ninguem, a partir da hora que julguemos uma pessoa ou os atos dela, estamos contra o que pregamos, se ela e homossexual ou não compete a elas o que importa e serem felizes porque se são o que são e porque Deus quer, ao invés de ficarmos nos preocupando com as atitudes das pessoas devemos pregar o amor a caridade e o respeito a todas as pessoas , não adianta pregarmos um monte de coisas e na obscuridade fazemos ao contrario , vamos fazer kmo disse Jesus amarmos os outros como a nos mesmo porque Jesus ama o pecador não o pecado e compete a ele julgar e condenar, o que fazem não importa tem muitos homessexuais que praticam o amor ao proximo melhor que muitas pessoas que os descriminam , abraços.

álvaro afonso
alaafonso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário