sábado, 23 de maio de 2009

25/05/2009 - Parabéns FUEP, 41 Anos - Vamos resgatar a nossa história

No dia 25 de Maio de 1968 a 41 anos atrás, um grupo de 63 umbandistas, entre homens e mulheres se reuniram em Assembléia Geral extraordinária para fundar a Federação Umbandista do Estado do Paraná e eleger a sua primeira diretoria para o período de 25/05/68 a 25/05/71.

A Assembléia aconteceu na Rua João Negrão, em Curitiba, que constava no Edital de Convocação da Assembléia Geral, como sede provisória da Federação.

A mesa coordenadora do processo eleitoral foi formada por: Presidente Senhor Oscar Ribas, Secretária Senhora Eunice Silva dos Santos e Fiscais as Senhoras Vanda Meirelles e Maria Scheffer.

Conforme a Ata Especial da AGE: a mesa coordenadora dos trabalhos ”...depois de comprovar a legalidade da votação, confrontando o número de votos com a relação de votantes, deu proclamado como eleitos os candidatos na seguinte ordem...”

Curioso perceber que a primeira diretoria era composta de dois presidentes e um vice-presidente, cada um responsável por uma determinada diretoria, definida pelo campo de atuação e por respectivos membros auxiliares denominados de “carteira auxiliar de” , sendo formada conforme abaixo:

Presidente - Diretoria de Coordenação Administrativa em Geral:
João Mendes dos Santos

Vice-Presidente - Diretoria de Coordenação Social, Educativa, Propagação e Cultura Espírita: Osvaldo Batista Meirelles

Presidente - Diretoria de Coordenação Fiscal, Jurídica, Contábil, Econômica e Financeira: Lauro Sant’ana Lobo

Carteira Auxiliar de Coordenação Administrativa: Antonio Joaquim Cordeiro Gomes

Carteira Auxiliar de Coordenação Social, Educativa, Propagação e Cultura Espírita: Abraão José

Carteira Auxiliar de Coordenação Fiscal, Jurídica, Contábil, Econômica e Financeira: Nicolau Serrato Filho

Conselho Fiscal:
Titulares: Alberto Battler, Arold Elbert, João Batista dos Santos, Luiz Scheffer, Francisco A. Santos

Suplentes: Não foram indicados suplentes, embora tenham ficado 4 vagas a serem preenchidas oportunamente.


Templos Fundadores da FUEP:

Templo Espiritualista Caboclo de “Inhanssã”: Luiz Scheffer
Centro Espiritualista Ogum Megê: Osvaldo Batista Meirelles
Centro São Cipriano de “Cacissia” de Ouro: Melquíades R. Santana
Cabana Espírita Cacique Jaraguá: Eunice Silva dos Santos

Observação: Mantivemos a grafia dos nomes dos templos conforme a documentação pesquisada.

Um dos compromissos assumidos pela atual Diretoria, constante do Estatuto Social aprovado em 22/03/2009, que diz no Artigo 3º, Inciso III: “Resgatar, reunir e preservar a documentação sobre a história da Umbanda, dos seus Templos e da vida e obra de influentes Umbandistas do Estado do Paraná e do Brasil”.

Assim, conseguimos resgatar a documentação de fundação da FUEP, embora não original, tivemos acesso aos nomes das pessoas em negrito acima, que teríamos imensa satisfação em contatar.

Sabemos que passados 41 anos, muitos já devem ter desencarnado, mas, podem ter deixado algum material, acreditamos que possa haver familiares ou amigos destas pessoas que possam ter acompanhado o processo de fundação e ações posteriores da FUEP, e que queiram compartilhar as suas histórias conosco.

Portanto, gostaríamos de contar com a intervenção de todos os Umbandistas do Estado do Paraná, para auxiliar a Direção-Executiva na busca e no registro da nossa origem.

Desta forma, se você identificou algum dos nomes acima, conhece a família ou amigos, direta ou indiretamente, entre em contato pelo e-mail:
umbanda.parana@gmail.com ou pelos fones celulares (41) 8822-8442 – Paulão e (41) 8851-1200 Marco Boeing, que marcaremos uma conversa pessoal e definiremos como atuar para resgatar a história da Umbanda no nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário