quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Viva Zumbi dos Palmares!

No dia 20 de novembro é comemorado com o “Dia Nacional da Consciência Negra” em memória do grande líder Zumbi do Palmares, o maior quilombo da história do Brasil, que foi morto em 20 de novembro de 1695, portanto a 318 anos atrás.
O Quilombo dos Palmares chegou a representar 15%, da população do Brasil, com aproximadamente 30.000 pessoas.
Lá a identidade e os costumes dos negros eram preservados, como o culto aos Orixás e as comidas típicas, o que estimulava várias fugas de escravos das fazendas e dos engenhos da redondeza.
Passados 318 anos a data cada dia mais, o 20 de Novembro é símbolo de protestos e de denúncia dos abusos praticados e de combate a discriminação contra os negros no Brasil, frisando-se que o nosso país é a segunda maior nação negra da Terra.
Embora para muitos, a tradição de matriz africana seja encarada apenas do ponto de vista do folclore e da fantasia, compreendemos, que deve ser reconhecida como um espaço de resistência cultural, política, social e religiosa.
A luta dos negros pela igualdade e pelo reconhecimento de sua religiosidade é feita de memória, de conhecimento passado de pai para filho,  e, principalmente, de tradição.
Nós Umbandistas respeitamos, valorizamos e ajudamos a preservar a cultura de outros povos, já que nossa religião é o maior exemplo de miscigenação, paz e alegria na busca pela evolução.
A luta dos homens e mulheres negros contra a discriminação alcançou muitos avanços nos últimos anos, mas vamos estar muito mais perto de uma verdadeira igualdade quando essa luta passar a ser de toda a sociedade.
A verdadeira solidariedade se dá quando passamos a nos incomodar com o privilégio de ser branco numa sociedade racista como a nossa, em que há uma disputa claramente desigual no acesso ao emprego, a educação, a cultura, dentre outros incontáveis setores.
Isso precisa ser um incômodo para todos.

Viva Zumbi dos Palmares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário