segunda-feira, 13 de julho de 2009

Professor Ulysséa, sempre presente!

Estivemos no sábado passado, juntamente com o presidente do Conselho Deliberativo, Pai André Moraes, representando a FUEP na reunião mensal do “Movimento de Lideranças Espiritualistas na prática de atos de Paz”, que aconteceu no Auditório Francisco Cândido Xavier, na sede das Faculdades Integradas “Espírita” e constou de uma homenagem especial ao Professor Otávio Melchíades Ulysséa, que deixou o corpo físico no ultimo dia 11/06.
Foi emocionante conhecer um pouco mais da vida e da obra deste homem, “um homem a frente do seu tempo”, como foi dito por todos quantos usaram a palavra.
Dentre outras, o Professor Ulysséa fundou, juntamente com a sua esposa, professora Neyda, as Faculdades Integradas “Espírita”. O projeto, idealizado há mais de 40 anos, teve como embrião o Centro Social de Educação André Luiz, que chegou a atender perto de 700 crianças, gratuitamente, e concretizou-se em 1974 com a criação do Campus Universitário Bezerra de Menezes.
Além de um visionário da educação integral do ser humano, o Professor Ulysséa foi um pioneiro da fraternidade e união entre as religiões, sendo um dos fundadores do “Movimento de Lideranças Espiritualistas na prática de atos de Paz”.
Específicamente para a Umbanda, em Curitiba, e quem sabe no Paraná, o Professor Ulysséa, materializando o seu pensamento espiritualista universalista, proporcionou a instalação da primeira sede do Terreiro Pai Maneco nas dependências da Faculdade,onde permaneceu durante 13 anos, de lá saindo para as atuais instalações no bairro da Santa Cândida.
Registramos assim, a nossa homenagem ao ser humano iluminado, que marcou profundamente a sua passagem por essa existência terrena, ao sonhador que como poucos conseguiu realizar os seus sonhos,e a todos aqueles que o acompanharam e que com certeza, prosseguirão na realização dos seus ideais.
Saravá Mestre Ulysséa

Nenhum comentário:

Postar um comentário