terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Feliz Ser Humano Novo: reflexão para o ano novo e mais que isso para uma vida nova!


Mesmo vivendo mil anos, não se encontrará um ser humano perfeito. Somente seres que buscam o aperfeiçoamento e a evolução, uns mais outros menos, conscientes ou inconscientes, uns buscando a evolução na matéria outros no espírito, de importante: procuram evoluir.

A evolução do homem é a sua maior missão nessa jornada terrena, acredito nisso. Por mais estranho que soe, acredito, também, que os seres que não estão voltados à espiritualidade, encontram-se também em processo evolutivo, mas inconscientes, identificam na acumulação de bens, a evolução.

O homem tem a capacidade de modificar o meio ambiente, de modificar-se, e de modificar o seu próximo, embora, geralmente, estejamos sempre reagindo às mudanças, atribuindo aos outros, as mazelas que nos afligem, e projetando as nossas frustrações.

Teimamos em não entender o sentimento de fraternidade, que nos une, na viagem que fazemos junto com mais 6 bilhões de pessoas, embarcados nessa nau chamada de Terra. E nos flagramos sempre fazendo da individualidade e do egocentrismo o nosso modo de vida.

Por ignorância, não entendemos a ligação estreita que nos une, numa interdependência total e global, somos todos, seres vivos ou não, feitos a partir das mesmas substâncias, combinadas, sabiamente, em quantidades diferentes.

Logicamente cabe a cada um encontrar-se dentro dessa realidade, e, principalmente, descobrir o seu papel, o que nos trouxe aqui. Quando se manifestam atitudes de amor ao próximo, fraternidade, caridade e paz, essa busca fica, certamente, bem mais leve.

Em cada um de nós pulsa uma centelha divina, dotando-nos da capacidade de estabelecer a verdade, diante da grande escola da vida, cuja condução de atitudes e pensamentos, graças ao livre arbítrio, pode ser de liberdade absoluta, não dependendo do julgamento dos outros, da fé ou da razão, mas sim da nossa intenção, do bem querer e da predisposição individual de cada um.

Todos devem ser respeitados e respeitar aos outros, pelo que são e por essa centelha divina, que carrega em si mesma o registro de seu conhecimento interior.

É a partir dos conhecimentos, saberes e intenções, que já se absorveu, e de como são usados, que é dada a cada um a oportunidade de “deixar a vida me levar”, ou ao contrário, imprimir fortemente a sua marca da passagem por mais uma existência, assumindo o protagonismo.

O amor fraterno, a caridade e a paz na Terra, dependem somente de como vem sendo despertada essa energia potencial de cada ser.

A nova humanidade está pronta para ser erigida, que cada um tenha a sabedoria de agir com a suavidade respeitosa devida, pois, em todos está latente o direito de ser “luz”, independentemente de qualquer estágio evolutivo que se encontre!

Viver significa adaptar-se ao aprendizado e aperfeiçoar o conhecimento adquirido em benefício de si, dos outros seres, e, principalmente do seu ambiente natural, numa unificação ambiental cósmica, que nos remeta a caracterização de “Civilização Humana no Planeta Terra”.

Sem proselitismo, rememoremos o ensinamento do Cristo, que reduziu os 10 Mandamentos anteriores a sua época a um só: “Ama o próximo como a ti mesmo!”

Dessa forma, colocando-nos no lugar do outro, empaticamente, construiremos um mundo melhor!Feliz Ano Novo e que consigamos em 2022 e sempre, mais: Amor, Benevolência, Compaixão, Compreensão, Cooperação, Fraternidade, Honestidade e Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário